domingo, 15 de janeiro de 2017

Aprovadas exigências para exercer a profissão de motorista de ambulância

A Comissão de Trabalho aprovou proposta que cria exigências para o motorista profissional trabalhar na condução de ambulâncias. Pela proposta (PL 3553/15), do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), será necessário ter mais de 21 anos, ter concluído o ensino médio, além de estar habilitado nas categorias D ou E.

Outra exigência é ter recebido o treinamento especializado, o que já está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CBT – Lei 9.503/1997). A proposta ainda obriga que, nos atendimentos, o condutor de ambulância acompanhe a equipe de saúde no atendimento básico de suporte à vítima.

O relator da proposta, o ex-deputado Luiz Carlos Busato, recomendou a aprovação do texto. “O condutor de ambulância, além da responsabilidade na condução de veículo que transporta pacientes, muitas vezes entre a vida e a morte, auxilia a equipe de saúde no atendimento. Não pode ser equiparado a um motorista comum que transporta pessoas ou objetos”, afirma.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, precisa ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania

Íntegra da proposta:

30 comentários:

  1. O Piso salarial que é bom nenhuma empresa tá pagando... Vamos que vamos!

    ResponderExcluir
  2. acho que ainda falta um código de ética.
    cuidados com a aparência e postura.
    cuidar da imagem SAMU que pode ser um simples jeito de se apresentar e honrar um uniforme.
    Não ser relapso com a aparência pois ela transmite confiança ao paciente

    ResponderExcluir
  3. gente as coisas estão acontecendo então vamos nus unir para as coisas caminharem sa foi um grande passo ate aqui ok mais coisas estão por vir eu acredito.

    ResponderExcluir
  4. Deveria proibir também as ambulâncias de exceder o limite de velocidade. Pois alguns correm sem responsabilidade.
    Sirene só para abrir o caminho, e não para correr em excesso.
    Acredito nisso para evitar acidentes e manter a segurança para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. No CTB não pode, nunca pode exceder o limite de velocidade dá via, quem não sabe disso e trabalha como condutor de veículo de emergência, por favor!!! é básico precisa urgente voltar a estudar.

      Excluir
    3. Isso nao justifica o excesso de velocidade.
      Lembre-se! Alem da vida que esta tentando salvar(poruiqe quem salva so deus)Tem uma equipe ali junto com vc. e vc esta expondo em risco todos os ocupantes da USB/USA. Melhor ir na velocidade permitida e tentar salvar um vidaq do que arriscar e a perder a que vc ta tentando salvar e a da equipe.Melhor perder uma hora na vida doque a vida em um segundo.

      Excluir
    4. Realmente Josue, vc está com a razão, pois creio que nunca preciso usar o serviço do SAMU ou Resgate, aliás o CTB são para todos, inclusive para a viaturas de emergência, o seu comentário "Melhor perde uma hora na vida , do pue a vida em um segundo", foi no mínimo ridículo, vc não goza de conhecimento de causa,também nunca passou por tal necessidades, nunca deve ter lido no CTB, deixar de dar passagema viaturas de urgÊncia e emergência é passivo de multa.pelo menos é o que parece, quero deixar bem caro, que os colegas do SAMU, onde eu não faço parte, mas tenho uma gande adimetação, esse profissionais não acionam as sirene simplimente para abrir caminho, quando as mesma estão acionada e porquê tenho pessoas necessitando, e muita vezes a única esperança estão nesses profissionais, vocÊ nunca vai entender isso, sabe porque, isto está no sangue do socorrista, resgatista e condutores de tais veiculos, na verdade a vida do proximo em certo monento vale muito mais que a nossa propria, lógico tudo com equidade. Passar bem
      Waldir G. Mainates

      Excluir
    5. O código de trânsito brasileiro já é claro: TODOS os veículos devem respeitar o limite de velocidade da via . Já os veículo de emergência, tem a prioridade no deslocamento nas vias, deste que estejam os sinais luminosos e sonoros ligado.
      É preciso mais consciência e respeito por parte dos outros condutores, que muitas vezes dificultam ou querem apostar corrida com viaturas em deslocamento de emergência. Com viaturas de polícias os espertinhos afinam e tão passagem na hora. E ninguém cogita de suas velocidades.
      "Condutor de ambulância, direção ofensiva e defensiva" Tem que ter PEGADA . . .

      Excluir
  5. Não é uniforme é farda Nacional Brasileira !!!!!

    ResponderExcluir
  6. Não é uniforme é farda Nacional Brasileira !!!!!

    ResponderExcluir
  7. Não é uniforme é farda Nacional Brasileira !!!!!

    ResponderExcluir
  8. Não é uniforme é farda Nacional Brasileira !!!!!

    ResponderExcluir
  9. CONDUTOR SOCORRISTA(Motorista de Ambulancia)Deviam também reconhecer e fixar um piso salarial para esta profissão. Exercemos duas profissoes em uma só, mais nao somos reconhecidos. Alias! Esta profissão nem existe constitucionamente.Qual é o nosso SINCATO?

    ResponderExcluir
  10. art. 29.CTB. LEI 9.503/97. antes de falar é bom Ler!!

    ResponderExcluir
  11. Primeiro essa coisa de socorrista não existe somos CONDUTORES DE AMBULÂNCIA e só , nós da ABRAMCA e dos SINDVONANs do BRASIL, não lutamos todos esses anos apenas pelo SAMU até porque o SAMU é apenas um programa, acabem com essa história de querer a todo custo mostrar que esse programa é o suprasumu do sistema, ( quero deixar claro que sou CONDUTOR do SAMU ok.) Nós trabalhamos em detrimento e na busca pela melhoria, qualificação, condições de trabalho, vida social e uma aposentadoria digna para todos os profissionais Condutores independente do fardamento, tamanho do tamanho da viatura município ou estado deste país. e quanto a velocidade todos estão correto não salva ninguém porém existem momento que se precisa fazer o que se sabe e o que se aprende com responsabilidade e dentro das leis. ( TODOS OS HOMENS NASCEM IGUAIS, MAS SÓ OS MELHORES SÃO CONDUTORES DE AMBULÂNCIA ). CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÃO 7823-20. SALVE A ABRAMCA E TODOS OS SINDICATOS DOS CONDUTORES DE AMBULÂNCIA DO BRASIL.

    ResponderExcluir
  12. DESCULPE AO ANÔNIMO AI DESINFORMADO, ATÉ ENTENDO POIS ELE SE DIZ SOCORRISTA. PRA VOCÊ APRENDER AMIGO.
    CONDUTOR DE AMBULÂNCIA PROFISSÃO REGULAMENTADA POR LEI FEDERAL 12.998/2014, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL EM 19 DE JUNHO DE 2014, CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÃO-C.B.O-7823-20, PUBLICADO PELO MINISTÉRIO DO TRABALHO FEVEREIRO DE 2016, PROCURE O SINDCONAM DO SEU ESTADO. ( DICA PESQUISE SINDCONAM NO GOOGLE ). Pra não falar bobagens valeu.

    ResponderExcluir
  13. NÃO EXECERMOS DUAS PROFISSÃO APENAS ALGUNS COMPANHEIROS ACHAM QUE AO INVÉS DE SEREM CONDUTOR PENSAM QUE SÃO DOUTOR, MAS A CULPA NÃO É DESSES COMPANHEIROS MAS SIM DA IRRESPONSABILIDADE DOS GESTORES DO PROGRAMA SAMU QUE PARA ECONOMIZAR OU POR BENEFICIAR PESSOAS NÃO UTILIZAM AS EQUIPES COMPLETAS E COMO DEVERIA SER, PREFEREM APLICAR UMA CAPACITAÇÃO DE APH O QUE NÃO HABILITA E NÃO AUTORIZA A NINGUÉM EXECUTAR OU EXECER ATOS PERTINENTES A PROFISSIONAIS DE SAÚDE, O QUE ALGUNS CONDUTORES NA VERDADE EXERCE NESTES CASOS É EXERCÍO ILEGAL DA FUNÇÃO E ISSO É CRIME, O QUE PODEMOS E DEVEMOS FAZER ALÉM DE CONDUZIR A VIATURA COM SEGURANÇA É, A U X I L I A R A EQUIPE QUANDO SOLICITADO.... ESSA É A VERDADE E É POR ISSO QUE LUTAMOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo por seu conhecimento,muito bem condutores e não doutores se todos tive se sua postura não fariam tanta merda na hora da ocorrência.

      Excluir
    2. O colega do SINDCONAM PE saberia me responder quanto ao piso nacional se realmente existe e se realmente tem data para as empresas particulares começarem a pagar? Obrigado amigo e muito obrigado pelos esclarecimentos.

      Excluir
  14. Se precisar ligue 192 , o condutor vai chegar junto , mostrando cm os treinamentos que tem que faz a diferença !

    ResponderExcluir
  15. Acho que o motorista de ambulância ele não tem que prestar assistência a vítima ou a pacientes não. Ele não tem curso algum de enfermagem e muito das vezes nem de primeiro socorros. ..Além do que ele aprende ali e olhando. Motorista de ambulância e motorista de ambulância. ... socorrista e enfermagem e socorrista e enfermagem. ... Cada um no seu quadrado. Lógico que treinamentos e sempre bem vindo. Não estou criticando ou rebaixando os motorista. Mais sou contra a assistência deles em vítimas e paciente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra falar besteira, não fala nada
      Já entendi que vc não sabe nada
      Vai comentar novela.

      Excluir
    2. Você realmente não sabe nada sobre nada. você não é enfermeiro no máximo técnico de enfermagem. Kkkkkk

      Excluir
    3. Condutor do Samu é treinado pra dar assistência à vítima sim! Ele tem curso de aph, phtls, bls e outros mais. Aliás, qualquer ser humano tem a obrigação moral de prestar assistência à uma pessoa q precisa de socorro. O condutor do Samu tem o treinamento e o dever legal de prestar assistência à vítimas e pacientes. Logicamente, tudo dentro de suas competências, pois existem procedimentos q só a equipe de enfermagem faz na USB e o condutor auxilia, bem como na USA, ele auxilia a equipe médica, prestando total assistência à vítimas de todos os tipos de traumas e pacientes de todos os tipos de doenças. Essa profissão deve ser melhor reconhecida por todos e principalmente pela sociedade q é quem mais precisa dos serviços desses profissionais.

      Excluir
  16. Enquanto ter gente mal educada e sem noção que vem escrever asneira e palavroes,em vez de dar ideias e ajuda,o CTB dos condutores não vai p frente.

    ResponderExcluir
  17. Na verdade as Leis existem só quê para cumpridas, precisamos da união de todos da Categoria Nacional . Pq quê os Políticos quando estão em um acordo para mudar ou retirar alguns projeto de Lei eles se Reunir ?

    ResponderExcluir
  18. Pois é...já vi que além de muita gente sem informação também tem bastante curiosos que gostam de palpitar sobre oque desconhecem. Também sou condutor de Emergências e concordo que a sirene foi criada para auxiliar o condutor a abrir caminhos e não para correr, entretanto, ás vezes precisamos apressar um pouco mais dependendo da situação e a empresa que eu presto serviços me passa um código para que eu possa me defender se alguma multa chegar na empresa. Faço oque eles me mandam para não perder o horário passado por eles mas com as devidas cautelas para que essa remoção não venha a se tornar uma ocorrência policial. Acho que exceto o SAMU todos devem ter muita cautela amigos e companheiros porque sabemos oque as empresas querem são as faturas entrando nas contas delas, não se importam conosco...então, cuidado porque tudo oque acontecer com a gente na rua somos nós que iremos responder civil e criminalmente. As empresas nos demitirão e colocarão outro no seu lugar no dia seguinte e você continuará respondendo por longos anos. As empresas se livrarão do problema com facilidade e assegurada pela lei...e nós?!!! Pensem bem. Um abraço á todos.

    ResponderExcluir
  19. Pra falar a verdade o negócio é o seguinte o programa samu tem que acabar porque já virou politicagem totalmente disvirtuado daquilo que foi criado.ja virou samu urbe

    ResponderExcluir