![]() |
Clique para ampliar |
As últimas pesquisas sobre o panorama de acidentes do trânsito brasileiro revelaram resultados extremamente alarmantes. O Brasil ocupa, atualmente, a 2ª posição no ranking de acidentes de trânsito na região do Mercosul. São 22,5 mortes para cada 100 mil habitantes, o que resulta em uma média de 45 mil óbitos por ano. E o que causa esses contratempos?
Quando se pensa em acidente de trânsito, logo associa-se o consumo de bebida alcoólica com a direção como o principal agente. Porém, as estatísticas mostram que a situação é bem mais preocupante. Ao contrário do que se pensa, a falta de atenção no trânsito assume a primeira posição no ranking das principais causas de acidentes em 2014, com 32,7%, enquanto que dirigir alcoolizado fica em quinto lugar, com 4,4%. A imprudência, unida à negligência e ao descuido no ato de dirigir é a força motriz dos acidentes.
Diante disso, constata-se a necessidade de o motorista redobrar a atenção – e principalmente respeitar as leis de trânsito – enquanto estiver conduzindo o veículo. Atender o celular, pegar algum objeto no banco de trás ou simplesmente acelerar para pegar a última bolinha verde do semáforo aumentam enormemente as chances de se envolver num acidente que poderá custar-lhe a vida.
Almejando mais bem-estar e proteção para os motoristas, a Ituran Rastreadores (www.ituran.com.br) elaborou um infográfico que apresenta alguns dados em relação ao quadro de acidentes de carro e moto no país. Apresenta ainda os estados com as maiores taxas de óbito no trânsito, além de dicas para auxiliar os condutores a dirigirem com mais segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário