segunda-feira, 6 de julho de 2015

O Efeito "Pateta no Trânsito"

Hoje é comum pessoas com comportamentos inadequados ou de agressividade no trânsito, associado muitas vezes ao estresse da vida moderna, como engarrafamentos. Mas na maioria dos casos não é bem assim.

Quando falamos em mudança de comportamento no trânsito, podemos lembrar de um clássico da animação da Disney, onde o personagem Pateta assume o volante e muda completamente seu comportamento no trânsito, deixando de ser um cidadão educado e tornando-se um motorista capaz das maiores atrocidades. Comportamento já observado na época que a animação foi produzida no ano de 1950.

Essa atitude pode parecer só um “momento de estresse” e que no trânsito é assim mesmo. Mas o que muitos desconhecem, é que esse comportamento de agressividade exagerada no trânsito pode ser um transtorno. Muitos indivíduos não sabem que podem ser portadores do Transtorno Explosivo Intermitente (TEI), onde o ambiente estressor do trânsito acaba sendo desencadeador. E muitos não procuram ajuda por achar normal.

Então, vamos ter cuidado com o comportamento agressivo exagerado no transito, procurar ajuda profissional quando necessário, para não nos tornarmos uns “Patetas no Trânsito”.

MELISA PEREIRA - Psicóloga Clínica, Organizacional e Trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário