segunda-feira, 20 de abril de 2015

DETRAN-PE inclui bicicleta nos exames práticos

Foto: DETRAN/PE
Pela primeira vez no Brasil, uma unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) incluirá em seus exames práticos um protótipo de bicicleta. O objetivo é orientar os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sobre o convívio saudável entre motoristas e ciclistas. Pernambuco resolveu inovar e já instalou hoje, no pátio de provas do Detran/PE, uma bicicleta estática com um boneco acoplado para simular a presença do ciclista no trânsito. 

Dessa forma, os futuros condutores praticarão o que já está determinado pela Lei nº 9.503 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 201: o motorista deve manter a distância de um metro e meio de qualquer ciclista, podendo sofrer infração média (R$ 85,13), sob penalidade de multa nos casos de descumprimento.

Segundo Charles Ribeiro, diretor presidente do DETRAN-PE, além das regras da legislação de trânsito que são aplicados ao exame de direção veicular, os candidatos à CNHs, também serão avaliados em relação aos cuidados que deverão ter com o ciclista e o modal representado pela bicicleta estática. A exigência só começará a valer dia 1º de julho 2015. Ele informou ainda que o mesmo modelo de exame será, em breve, implantado em todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de Pernambuco e que, a partir do próximo dia 30 abril, 19 Ciretrans do Estado passarão a contar com bicicletas estáticas durante a avaliação dos candidatos à CNHs. 

Curso de instrutores
A ação encerra as atividades do 1º Curso de Instrutores de Auto Escolas, realizado pela Secretaria das Cidades, por meio do DETRAN-PE, com o objetivo de trabalhar o tema “A bicicleta como modal de transporte” em todo Estado. A capacitação foi ministrado na sede do Detran/PE, em Recife, bem como nas Ciretrans de Caruaru e de Petrolina, entre os meses de fevereiro e março. “Ao longo do curso, foram capacitados cerca de 2 mil e 550 instrutores para oconhecimento sobre legislação de trânsito e regras de direção defensiva, sempre com foco no convívio sadio da bicicleta com outros modais de transporte”, explicou a coordenadora do programa Pedala PE, Rosaly Almeida.

Fonte: DETRAN/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário