sexta-feira, 20 de junho de 2014

5 maneiras de evitar acidentes de trânsito

Segundo a OMS, mais de 90% dos acidentes de trânsito ocorridos no mundo são ocasionados por falha humana. Confira maneiras de evitar acidentes!


Muita gente ignora esse dado, mas o fato é que o trânsito brasileiro é um dos que mais mata pessoas no mundo inteiro, apresentando números que superam alguns conflitos e guerras recentemente travadas ao redor do mundo.

E segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 90% dos acidentes de trânsito ocorridos no mundo todo são ocasionados por algum tipo de falha humana, o que torna importante saber como evitar esses acidentes. Vamos ver 5 dicas para conseguir isso?

Excesso de luz 

Uma das coisas que mais causa acidentes, especialmente em vias pouco iluminadas é o excesso de luz ou a falta dela, já que em ambos os casos, o prejuízo aos reflexos do motorista é evidente.

O excesso de luz pode ser evitado ao diminuir a intensidade do farol, pois o farol alto pode cegar momentaneamente o motorista do carro da frente, tanto quando ele se dirige em sentido contrário, como quando ele está seguindo na mesma direção.

Falta de luz

Já a falta de luz pode acarretar acidentes quando não se vê corretamente o que há na pista. E por isso, é fundamental que o motorista se guie pela faixa branca que existe na lateral da pista, por exemplo, o que irá lhe dar um melhor senso de direção.

Péssimas condições de clima 

Para um motorista que deseja evitar acidentes, dirigir em péssimas condições de clima, com neblina, por exemplo, poderá significar que esse motorista está procurando uma situação de risco.

O ideal, em caso de chuva forte, neblina, neve na pista ou ventos muito fortes é parar em algum lugar seguro e aguardar o clima melhorar.

Condições da estrada 

É fundamental que o motorista que deseja evitar acidentes de trânsito, preste muita atenção às condições da estrada, pois se a via apresentar problemas, as chances de ocorrência de acidentes aumentam em muito.

Portanto, se a via não estiver em boas condições, reduza a velocidade e procure prestar mais atenção aos detalhes, já que muita coisa pode ocorrer por simples descuidos por parte do motorista, especialmente em vias mal sinalizadas e cheias de buracos e obstáculos na pista.

Atente-se às suas condições 

Isso é fundamental, pois um motorista que dormiu pouco, que está estressado demais ou que bebeu além da conta, tem grandes chances de causar um acidente de trânsito de grandes proporções.

Portanto, é essencial se lembrar de que, se dormiu mal, não dirija! Estressou-se demais, não dirija! E se bebeu demais, não dirija!

Nenhum comentário:

Postar um comentário