segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Conheça os retrovisores inteligentes instalados nos carros

Retrovisores fotocrômico, com seta embutida, retrátil e com tela digital estão entre as novidades de um componente que torna-se cada vez mais inteligente e funcional.

Abaixo, veja casos de retrovisores que deixaram de ser apenas um simples espelho para ganhar uma generosa pitada de conforto. 

Fotocrômico 

O principal objetivo desse retrovisor é minimizar o efeito da luz. A fotocromia suaviza os raios de luz do farol alto do carro de trás que incidem diretamente sobre a vista do motorista, prejudicando a condução. 

Setas embutidas 

Os retrovisores equipados com as setas embutidas foram uma inovação inicialmente estética. O preço veio salgado, porém eles recompensam pela funcionalidade. A facilidade na percepção da sinalização é superior. 

Retrátil automático 

Locomover-se pelas ruas dos grandes centros não é tarefa fácil. Por isso, foram criados alguns sistemas de retração do retrovisor. É o seguinte: assim que o veículo é estacionado e desligado, automaticamente seus retrovisores se retraem para diminuir o espaço ocupado pelo carro. O principal objetivo é o de evitar dor de cabeça com possíveis espelhos trincados ou um retrovisor quebrado por descuido alheio. 

Side Assist 

Sabe aquela sensação de que parece ter um carro ou um ciclista ao lado? Pois bem, o sistema Side Assist torna-se os olhos do motorista nessas ocasiões. Planejado para eliminar os pontos cegos dos retrovisores, essa tecnologia funciona com a implantação de sensores pelas laterais dos veículos para que, mesmo com a falta de visão, ocorra a percepção de alguma movimentação próxima. Uma luz acende se houver algum perigo de acidente. 

Tilt Down 

Aqui a movimentação de espelhos trabalha para ajudar na hora de estacionar. O Tilt Down é acionado quando engata-se a ré. Instantaneamente o espelho retrovisor direito é apontado para baixo para facilitar a vida do motorista na hora de encostar no fio da calçada. 

Monitor 

No espelho-monitor, o retrovisor vira uma imagem digital. Um câmera em forma capta toda a visão traseira do automóvel. O auxílio para as manobras de ré já vem acoplada ao sistema.

Fonte: Terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário