terça-feira, 12 de novembro de 2013

Carro novo sem placa pode ser guinchado

Rodar com carro zero sem placa pode até ser legal para mostrar que ele acabou de sair da concessionária. Mas quem compra um veículo novo não deve abusar. O prazo máximo para circular sem a identificação no automóvel é de 15 dias. Depois, o motorista pode amargar uma multa de R$ 191,54, levar sete pontos na carteira de habilitação e ainda verá o veículo ser rebocado.

Depois de instalada, a placa deve estar em perfeita condição de visibilidade. Veja, abaixo, os cuidados que o motorista deve ter com essa peça que é a carteira de identidade dos veículos. 

Sem placa 

Um carro zero quilômetro pode rodar sem placa somente por 15 dias, enquanto o motorista encaminha a documentação. Porém, é necessário ter em mãos a nota fiscal carimbada pela concessionária com a data da compra. Após esse período, o motorista é multado e tem o carro recolhido. 

Placa dobrada 

A placa do carro nunca deve estar dobrada, mesmo que parcialmente. Ela deve estar na posição reta para a perfeita leitura dos números e letras pelos agentes de trânsito. 

Sem lacre 

Se, por algum motivo, o lacre da placa traseira romper, procure o Detran da sua cidade. Carros sem lacre na placa podem ser guinchados. Na placa dianteira não há necessidade de lacre. 

Apagada 

As letras e números devem sempre estar legíveis. Há multa se estiverem parte ou integralmente apagados. Nestes casos, o motorista deverá solicitar uma segunda via da placa. Não é permita a pintura das letras. 

Cores 

Nos carros de passeio, particulares, a placa deve ser cinza com os caracteres pretos. Não pode haver nenhuma outra cor. 

Furto 

Nem em situações de furto o motorista deve rodar sem placa. Neste caso, o veículo deve ser colocado em um guincho.

Fonte: Terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário