terça-feira, 1 de outubro de 2013

Ventoinha pode ficar ligada mesmo com carro desligado

Muita gente já foi parar em oficinas mecânicas e concessionárias com a seguinte pergunta: aquele ventilador do radiador pode permanecer ligado com o motor do carro já desligado? A reposta é sim, pode ficar funcionando até cerca de 10 minutos após o veículo parar. Não há motivo para preocupação.

O nome desse ventilador é ventoinha. Faz parte do sistema de arrefecimento dos automóveis. Sua principal função é manter a temperatura do motor do carro em uma média para que não afete seu funcionamento.

A ventoinha do carro é ligada após o sinal de um termostato enviado pelo líquido refrigerante (água do radiador mais aditivo). Ao atingir determinada temperatura, o sensor manda um sinal que ativa a ventoinha e consequentemente inicia o resfriamento do motor. É comum a ventoinha ligar após o desligamento do carro. Esse é um procedimento normal, pois ao parar o carro o motor para de admitir ar fresco e se resfriar.

Após o motor esfriar, a ventoinha automaticamente se desliga. Caso ela não desative nunca, procure um mecânico. O sensor de temperatura pode estar com problema. Isso pode fazer com que sua bateria descarregue e você fique na mão.

Fonte: Terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário