sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Rodas de liga leve precisam de parafusos especiais; conheça

Este é um erro recorrente. A pessoa vai lá, gasta uma grana em lindas rodas de liga leve e esquece-se de trocar os parafusos ou as porcas de fixação. Apesar de parecer uma bobagem, eles são diferentes dos usados nos aros de ferros e podem trazer complicações, já que a roda não estará fixada corretamente.

Os parafusos usados nas rodas de ferros costumam ser menores em comprimento. Como os aros de liga leve são mais grossos porque o material é menos resistente, o parafuso costuma ser maior para dar o aperto correto. O assento do parafuso também costuma ser diferente. Por isso, em caso de troca das rodas, é preciso consultar qual o parafuso correto recomendado pela montadora.

Parafusos de roda de ferro em peças de liga leve não vão dar o aperto desejado. Em último caso, o pneu pode até cair.

Conforme Pedro Scopino, diretor do Sindicato dos Mecânicos de São Paulo, a mesma situação ocorre no inverso. Se o motorista retirar a liga leve para colocar rodas de ferro, precisa trocar também os parafusos (ou porcas, se for o caso). O uso deles em aros de ferro pode danificar o sistema de freio. 

Estepe 

É preciso ainda ficar atento ao estepe. Se o pneu reserva ficar com roda de ferro e outras quatro em liga leve, é fundamental carregar um jogo de parafusos específicos para o estepe. A mesma dica vale para a chave de roda. Isso porque a bitola dos parafusos novos podem ser diferentes. Ou seja, pode ser necessário ter duas chaves.

Fonte: Terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário