quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Freio motor gera economia e dá mais segurança

Se você é daqueles motoristas que reduz a velocidade do carro só pisando no pedal do freio, é bom começar a rever seu modo de dirigir. O freio motor ajuda na estabilidade do carro, preserva o sistema de freios e pode economizar combustível.

O freio motor não causa danos, como muitas pessoas pensam. O piloto de testes da Pirelli Alexandre Moro foi categórico ao afirmar que o uso ponderado do freio motor não é somente uma opção inteligente ao motorista, mas também uma forma de alegrar o bolso a longo prazo.

O freio motor é a redução da velocidade sem a utilização do pedal do freio. O simples toque do pé pelo pedal da embreagem juntamente à reduzida de uma marcha já provoca a desaceleração do automóvel.

De acordo com Alexandre, o mito do consumo excessivo de combustível pela redução de marcha não retrata a realidade. O sistema de injeção eletrônica automaticamente faz o corte da gasolina, ou etanol, no mesmo instante que ocorre a retirada do pedal do acelerador. “O consumo de combustível é relacionado ao acelerador, nunca ao desacelerador”, disse o piloto de testes. 

Segurança nas curvas 

O freio a motor também dá mais segurança nas curvas. É melhor reduzir a marcha antes de entrar na curva do que frear dentro dela. O carro jamais deve estar em ponto morto.

Além da segurança, o uso do freio a motor ajuda a aumentar a vida útil de todo o sistema de freios do carro. Aumenta, principalmente, a durabilidade das pastilhas.

Fonte: Terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário