quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Filtros precisam ser checados com regularidade

Fundamentais para o bom funcionamento dos automóveis, os filtros precisam estar em boas condições. Seja do ar, de cabine, do óleo ou do combustível, eles devem ser checados regularmente para proporcionar o bom desempenho. Mas você sabe quais são os principais sintomas que indicam a necessidade de substituição destas peças? André Gonçalves, consultor técnico da MANN-FILTER, dá dicas sobre o assunto.

“Fique atento se o veículo apresentar aumento repentino no consumo de combustível, pois pode estar relacionado ao filtro do ar. Se estiver muito sujo, pode provocar o aumento do consumo de combustível, pois a saturação do elemento filtrante faz com que o propulsor tenha que fazer mais força para puxar o ar”, diz Gonçalves.

Nos carros, lembra o técnico, a troca do filtro do ar deve ser realizada de acordo com recomendação do fabricante do veículo ou, no máximo, após um ano de uso.

O filtro de cabine (do ar condicionado), quando em más condições, possibilita a ocorrência de mau cheiro no interior do veículo e perda de eficiência do ar. “Isso ocorre porque o filtro de cabine tem a função de impedir o ingresso de fuligem, poeira e gases tóxicos resultantes de emissões veiculares em seu interior, garantindo a qualidade do ar para os ocupantes”, observa Gonçalves.

É possível constatar visualmente as condições dos filtros de cabine e de ar. Basta verificar a quantidade de sujeira depositada na superfície. Quando toda a área até o fundo das dobras estiver impregnada, a peça está saturada. Além disso, imperfeições na geometria das dobras, falhas na vedação e danos no papel indicam o fim da vida útil do filtro. 

Combustível e óleo 

A perda de potência do veículo também pode indicar entupimentos em filtros do combustível. Quando isso ocorre, o motor passa a puxar mais ar do que combustível e, com isso, o motorista é obrigado a acelerar mais. Além disso, filtro de combustível saturado pode provocar o entupimento dos bicos injetores e a queima da bomba de combustível.

Assim como o filtro do combustível, a principal função do filtro do óleo é impedir o ingresso de impurezas no motor. Porém, os sinais de desgaste deste filtro não são tão claros. “Recomendamos a substituição a cada troca de óleo, realizada de acordo com manual de manutenção do veículo. A não troca do filtro reduz a durabilidade do óleo novo no motor”.

Fonte: Terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário