segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Evite alta rotação em carro zero; entenda mais cuidados

Carros zero quilômetro precisam de alguns cuidados nos primeiros dias de uso. Não é nada complicado, mas na maioria deles o fabricante recomenda uma atenção especial nos primeiros mil ou 1.500 quilômetros iniciais.

Durante as primeiras horas de funcionamento, o atrito interno do motor é maior devido ao ajuste das peças móveis. Para que este ajuste seja perfeito, é fundamental que o motorista tenha uma condução adequada nos primeiros 1,5 mil.

A Volkswagen faz algumas recomendações para seus veículos recém-saídos de fábrica. Por isso, se você vai pegar um zero quilômetro é bom dar uma olhada no manual do proprietário. 

Durante os primeiros mil km 

1) Não acelere excessivamente. Acelere somente o necessário para trocar as marchas. Assim, você ajuda no amaciamento do motor e economiza combustível.

2) Não circule a mais de ¾ da velocidade máxima do seu carro, mesmo que eventualmente a rodovia permita.

3) Evite, em todas as marchas, as altas rotações. As peças móveis, como pistões e mancais, ainda estão se ajustando no motor.

4) Na medida do possível, evite utilizar o seu veículo com reboque. O reboque exige mais do motor e possível isso não é aconselha nos primeiros quilômetros.

5) Os pneus precisam de uma certa “rodagem” para ter sua aderência otimizada. Conduza com precaução durante os primeiros 500 quilômetros. Essa quilometragem é necessária para eles terem a perfeita aderência.

6) As pastilhas de freio precisam ser “ajustadas”, pois não dispõem, nos primeiros 200 km, de sua capacidade máxima de freio. Por isso, tenha mais cautela nas freadas.

Fonte: Terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário