terça-feira, 15 de outubro de 2013

Evite água e use aspirador para limpar estofamento do carro

Até para os motoristas mais cuidadosos é difícil escapar daqueles resíduos indesejados no interior do carro. Com o tempo, a tendência é que os bancos juntem sujeira. Alimentos e bebidas e tendem acumular rapidamente. Quem tem criança entende bem isso. Mas você sabe a maneira correta de limpar o estofamento?

A primeira regra é evitar o excesso de água. Em bancos com estofamento de pano a esponja absorve líquido facilmente, o que pode provocar mofo e acúmulo de bactérias. Os bancos de couro são mais impermeáveis, mas a água também deve ser evitada. A melhor maneira de limpar é usar um aspirador de pó pequeno para tirar o pó e farelos, especialmente se no carro andam crianças pequenas ou se você transporta animais com frequência.

Em caso de machas, os cuidados precisam ser maiores. Recomenda-se a utilização de um pano úmido e sabão neutro para remover a sujeira mais pesada. Cuide para não deixar o pano muito encharcado. Se o banco molhar, deixe o carro aberto no sol até secar. Você pode usar também aspirador de pó ou secador de cabelo para acelerar o processo, mas fique atento para não queimar o tecido com o secador.

Se as manchas não saírem, procure uma empresa especializada em estofamentos. Não pense em soluções radicais e nem insista esfregando demais, pois você pode estragar completamente o estofamento. 

Bancos de couro 

Os bancos revestidos com couro claro podem precisar de uma limpeza mais profunda, pois deixam a sujeira à mostra. Uma dica eficiente é passar um pano umedecido com água e sabão líquido neutro. Depois, é só retirar o excesso com um pano seco. É recomendável fazer a hidratação dos bancos de couro uma vez por ano.

Jamais devem ser utilizados nos bancos de couro produtos que contenham álcool, vaselina, silicone, querosene, removedor, gasolina ou qualquer outro derivado de petróleo. Esses produtos aumentam o desgaste do material e podem causar fissuras.

Fonte: Terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário