terça-feira, 22 de outubro de 2013

Correias do carro têm função e prazos de troca

Você já deve ter reparado que no compartimento do motor do seu carro há várias correias. O difícil é saber qual a função delas e os prazos de manutenção.

Veja, abaixo, a relação das principais correias e os cuidados que o motorista deve tomar na hora da manutenção. 

Dentada – A correia dentada é a mais conhecida e a mais importante para o veículo. Ela liga o eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor, sincronizando-os e fazendo com que as válvulas de admissão e de escapamento se abram e fechem no momento exato. Se ela arrebentar, o carro não funciona mais. E em caso de rompimento com o motor em funcionamento há risco de danificar peças do motor. Recomenda-se a revisão do conjunto de seis em seis meses ou a cada 10 mil quilômetros. A troca depende do estado da correia durante a revisão, porém não deve passar de 60 mil quilômetros. 

Alternador – A principal função da correia do alternador é ser responsável por colocar o alternador em atividade, peça que é responsável por gerar a energia para a bateria do carro. Se ela arrebenta, a bateria não irá carregar e, em breve, o veículo irá parar de funcionar. Recomenda-se a revisão a cada 10 mil quilômetros e troca no máximo em 20 mil quilômetros. 

Ar condicionado – A correia do ar condicionado é responsável por colocar o compressor do sistema em funcionamento. Ela é ligada ao motor do carro. Ao acionar o interruptor do ar dentro do veículo, a correia entra em funcionamento, possibilitando a diminuição na temperatura da cabine. O rompimento dela deixará o veículo sem ar. Recomenda-se a troca a cada 50 mil quilômetros. 

Direção hidráulica – A correia da direção hidráulica trabalha de forma a acionar a bomba hidráulica que envia o fluido para a caixa de direção, diminuindo o peso do volante nas manobras. A revisão deve ser feita aos 10 mil quilômetros e a troca não deve passar dos 20 mil quilômetros. O rompimento da correia não chega a trazer riscos ao carro porque a direção funciona normalmente, porém fica mais pesada.

Fonte: Terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário