quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Chiado e pedal baixo podem indicar desgaste nas pastilhas

Nada mais desagradável para o motorista do que um chiado alto na hora de em que o freio do carro é acionado. Além de incômodo, o barulho pode também ser sinal de perigo. Se seu carro está parecendo um caminhão velho quando você pisa no freio, procure uma oficina especializada para realizar a manutenção correta.

Na maior parte dos casos, o barulho na freada é provocado pelo desgaste das pastilhas de freio. Elas são formadas de uma parte de ferro, onde é fixado o material de atrito, que entra em contato com o disco para iniciar a frenagem. Quando esse material de atrito é completamente consumido, resta apenas a parte de ferro, que ao entrar em contato com o disco, causa o chiado.

O ruído é um dos indicativos de necessidade de trocar as pastilhas, explica André Brezolin, engenheiro da Fras-le. Este, porém, não é o único sintoma. Falta de eficiência na hora de parar o veículo e pedal do freio baixo também indicam o desgaste. As pastilhas devem ser trocadas, lembra o engenheiro, sempre que estiverem com espessura do material de atrito abaixo de 3 milímetros.

O uso contínuo da pastilha desgastada pode causar problemas ao disco, aumentando o valor da manutenção. Ao notar alguma diferença, execute logo o serviço para evitar maiores prejuízos. A revisão do sistema de freio deve ser feita a cada 10 mil quilômetros. Na maior parte dos carros, as pastilhas e discos estão presentes somente nas rodas da frente, mas há veículos com as peças nas quatro rodas. 

Outros problemas 

Nem sempre o problema é na pastilha. Alguns carros que não possuem pastilhas nos freios traseiros podem emitir esse som devido ao desgaste das lonas de freio. Os freios a tambor das rodas traseiras usam a lona para diminuir a velocidade, assim como os discos usam as pastilhas. Após o desgaste excessivo da lona, o freio começa a chiar pelo mesmo motivo. O suporte começa a raspar no tambor e emite o irritante som.

Mas atenção, às vezes, o chiado pode ser apenas uma pegadinha. Em casos isolados, pedras podem entrar no compartimento do freio e ficar entre o disco e as pastilhas, causando um ruído durante a frenagem.

Fonte: Terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário