domingo, 22 de setembro de 2013

Veja as principais causas de vazamento de óleo no motor


Após retirar seu carro da vaga você nota uma mancha de óleo no chão. E agora? O que pode estar causando o vazamento? O Terra conversou com um especialista para entender melhor os principais motivos das indesejadas manchas escuras as formas de evitá-las.

Marcelo Alves, professor e engenheiro mecânico da Escola Politécnica da USP (Poli-USP), explica que diversas partes do motor podem causar esse vazamento. “Os mais comuns são excesso de óleo, desgaste da junta do cabeçote, retentores e problema no cárter”.

O motor é um sistema integrado por vários componentes. Cada item complementa o outro. Os fabricantes revelam que a origem do vazamento geralmente não começa no retentor. Portanto, se for necessário substituir o retentor, é sinal de que será preciso fazer uma revisão completa para descobrir a causa.

Mas uma das principais causas do vazamento é provocada pelo próprio motorista: o excesso de óleo. O motor do carro tem de estar com o óleo no nível, entre o mínimo e o máximo na vareta. Com pouco lubrificante há risco de desgaste nas peças. Mas não adianta colocar demais. O excesso costuma provocar vazamentos. Isso acontece geralmente porque o motorista (ou o frentista) verifica o nível com o motor quente, dando a falsa impressão de que precisa completar. Resultado: o reservatório fica com mais do que o necessário. Por isso, o óleo deve ser verificado sempre em lugares planos com o motor frio, no mínimo após 10 minutos de desligado.

“É recomendável fazer a verificação uma vez por semana. Em caso de grande perda em pouco tempo, complete o nível e procure um mecânico para não correr risco de ficar sem óleo e causar problemas maiores no motor” completa o engenheiro. 

Tampão do cárter 

Outro problema comum é vazamento pelo tampão do cárter (o reservatório do óleo). Muitas vezes o tampão não fica bem apertado após as trocas ou a junta está gasta. Neste caso, o reparo é rápido e simples.

É importante lembrar que apenas um mecânico pode identificar quais são as causas do vazamento de óleo. Ele tem os equipamentos necessários para fazer uma análise completa em toda a área antes que ela seja limpa. Por isso, se a mancha escura aparecer na garagem, procure uma oficina de sua confiança.

Fonte: Terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário