segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Semana Nacional de Trânsito 2013

A Semana Nacional de Trânsito 2013 começa oficialmente no dia 18 e segue até o dia 25 de setembro. O tema é: “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas” e faz parte da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

É uma grande oportunidade para instituições de ensino, órgãos de trânsito, associações, órgãos de imprensa, lideranças, empresas, religiosos e outros, realizarem ações que estimulem a reflexão sobre o comportamento adequado para proteger mais a vida humana no trânsito. Para traçar e realizar as ações, é importante unir esforços intersetoriais, visando a redução dos acidentes de trânsito.

A resolução, que proclamou o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito” foi elaborada com base em estudos da Organização Mundial de Saúde que estimou, em 2009, cerca de 1,3 milhões de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Recomenda aos países membro a elaboração de um plano diretor para guiar as ações nessa área no decênio, tendo como meta de estabilizar e reduzir em até 50% os acidentes de trânsito em todo o mundo.

Alguns números para a reflexão sobre a importância de desenvolver ações educativas para o trânsito: segundo a FENASEG, em 2012, morreram 143 pessoas por dia no Brasil, em decorrência de acidente (acidente?) de trânsito;Aproximadamente 450 mil pessoas sofreram ferimentos, de gravidade leve a seriíssima; Durante o ano de 2011, forma pagas 239.738 indenizações por invalidez permanente; Mais de 51% dos acidentados estão na faixa etária de 18 a 34 anos; Segundo o IPEA, um acidente com morte custa em média R$ 567 mil;

As ações da Lei Seca estão colaborando para a, já provada estatisticamente, redução de acidentes, porém a droga ilícita é também uma causa importante, a escolha do tema é oportuna. Vale a pena refletir sobre a importância de trafegar em condições físicas e psíquicas normais.

O tema também discutirá a responsabilidade de cada cidadão no trânsito. A decisão que cabe a cada indivíduo em assumir o risco de dirigir alcoolizado, de falar ao celular enquanto guia ou de transitar segurando com uma única mão o volante. A Semana Nacional de Trânsito – prevista no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – terá a missão de fazer o cidadão refletir sobre sua responsabilidade enquanto cidadão e integrante do sistema viário.

O Denatran lembra que a manutenção do veículo é de fundamental importância para que se tenha segurança no trânsito. De nada adiante ser um bom motorista, se o veículo não atende às solicitações exigidas em cada situação. Assim, mantê-lo em boas condições de tráfego é um fator importante para a prevenção de acidentes.

GONZAGA PATRIOTA, Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista, pós graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina. É Deputado desde 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário