segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Saiba o que é octanagem e o que isso influencia no seu carro

Octanagem, palavra estranha que geralmente aparece quando o assunto é gasolina, tem relação direta com o motor do seu carro. Alguns motores, os mais potentes, necessitam ser abastecidos com combustível com mais octanas.

A octanagem é a capacidade que o combustível tem, em mistura com o ar, de resistir a altas temperaturas na câmara de combustão, sem sofrer detonação. Quanto maior a octanagem, maior a resistência à detonação. Esse tipo de combustível é indicado para motor que tem alta taxa de compressão, geralmente em veículos 1.8 ou 2.0. Por serem potentes, necessitam de maior resistência à detonação, logo, só é recomendado rodarem com combustível com mais octanas, os chamados “Premium”.

O manual de cada veículo especifica se ele tem necessidade ou não de usar gasolina Premium - que em cada bandeira de posto recebe um nome. O uso desse combustível vai garantir a octanagem mínima necessária ao bom funcionamento e desempenho. Qualquer gasolina que possua octanagem maior que a mínima especificada poderá ser utilizada sem problemas, mesmo em carros com baixa compressão, como os 1.0, por exemplo. Ela apenas não terá nenhum efeito direto no desempenho do automóvel.

Por isso, para melhor funcionamento do motor do seu carro, olhe no manual se seu carro precisa rodar com combustível Premium (mais octanagem) ou peça orientação de um especialista. Se não precisar, não é necessário pagar a mais na hora de abastecer. 

Não confundir com aditivada 

Atenção, o combustível que tem mais octanas é o Premium, não o aditivado. O aditivado só tem mais detergentes misturados para melhor limpeza do motor. Já o Premium tem os detergentes do aditivado e mais octanas (caso seja necessário para o seu veículo).

Fonte: Terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário