segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Novo sensor da Volkswagen ajuda motorista a evitar colisões

A Volkswagen acaba de lançar no mercado brasileiro mais um dispositivo para auxiliar o motorista na condução do carro. Batizado de Front Assist, esse novo opcional que estará no Novo Golf tem como função principal avisar o motorista sobre possíveis colisões.

O sistema de monitoramento de tráfego Front Assist avisa o motorista sobre colisões iminentes e, quando necessário, aciona os freios. Ele utiliza um radar localizado na dianteira do veículo para monitorar a situação de trânsito à frente e ajudar a identificar antecipadamente os riscos de colisões, garantindo mais segurança ao dirigir.

Por exemplo: um motorista muda de faixa sem avisar. Ao detectar o perigo, o Front Assist intervém. Ele alerta ao motorista sobre a situação de risco através de um aviso no painel e, ao mesmo tempo, prepara os freios para uma frenagem de emergência. Este pré-acionamento dos freios é um sinal claro para agir. Caso o motorista falhe na forma adequada de frear, o sistema aplicará uma pressão no freio para evitar a batida. Se mesmo após o sinal do sistema, o motorista não frear, o Front Assist assume o controle da frenagem.

Na melhor das hipóteses ele impede o acidente ou reduz drasticamente as consequencias de uma eventual batida. O Front Assist  é uma espécie de passageiro atento ao que está acontecendo ao redor do carro e com seu próprio pedal de freio. Esse dispositivo também funciona na cidade, facilitando ainda mais o trabalho do motorista.

Por enquanto, este opcional só é encontrado na linha do Novo Golf.

Fonte: Terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário