sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Luz do airbag pode indicar falhas no sistema

A partir de 2014, todos os carros novos do Brasil serão obrigados a ter airbag. Se você já tem um veículo com esse dispositivo de segurança ou pretende comprar um, é bom prestar atenção na luz do airbag no painel. Se ela não estiver ligando e desligando corretamente, é indicativo de algum defeito no sistema, o que pode fazê-lo não funcionar na hora de um choque ou a bolsa inflar fora de hora.

A luz do airbag fica junto às outras luzes no painel. Ela deve acender na hora de dar a ignição e apagar cerca de três segundos depois. Qualquer situação diferente disso pode indicar defeito. É importante o motorista ficar atento a três situações: se a luz não acender, se ela não apagar após três segundos ou se ela apagar após a ignição e voltar acender com o carro em funcionamento.

Nestes casos, é fundamental buscar imediatamente uma empresa especializada. O defeito pode ser mal contato nos conectores ou até mesmo falha no sistema de acionamento das bolsas de proteção. No acento do motorista o airbag fica no meio do volante. E é comum a luz começar a acender após alguma manutenção no sistema de direção.

Vale lembrar que as bolsas do airbag podem ser acionadas somente uma vez. Portanto, se ela acionar desnecessariamente você terá um prejuízo maior em trocar do componente, além do susto, é claro. 

Revisão 

Poucos motoristas sabem, mas os airbags têm prazo de validade e precisam passar por manutenção periódica. O fabricante do automóvel descreve no manual do proprietário o período de durabilidade da peça. Cada montadora define o tempo que considera necessário conforme seus testes de segurança. A média é de dez anos, podendo variar um pouco. É recomendável que ao comprar um carro usado, seja feita uma revisão completa neste sistema de segurança.

Fonte: Terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário