quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Cuidado com as borrachas de porta evita infiltrações

A falta de cuidado com as borrachas das portas pode resultar em sérios problemas. Dependendo do dano, o carro pode ficar alagado, mesmo sem passar por um trecho cheio d’água.

O problema é relativamente comum, já que a maioria dos motoristas não inspeciona regularmente as guarnições. A limpeza é uma das principais atitudes que ajudam a manter a borracha sempre em bom estado e aumenta sua vida útil. “A limpeza deve ser feita apenas com um pano úmido para tirar a poeira. Em hipótese alguma devem ser usados produtos químicos derivados de petróleo. Este tipo de produto afeta o material e provoca desgastes excessivos”, diz o analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), Daniel Henriksen.

É preciso atenção à fixação da borracha, como alerta Daniel. “Caso a borracha esteja fora de posição, ao fechar porta, poderão ocorrer rasgos ou amassados. Evite pisar ou se apoiar nas borrachas para evitar tricas e amassados que podem comprometer sua função”.

Além disso, as borrachas possuem um prazo de validade. “Além de todos os cuidados, o proprietário deve ficar atento ao prazo de validade das borrachas, que varia de fabricante para fabricante e está escrito no manual do veículo”. 

Teto solar 

Carros com teto solar precisam ainda de um cuidado a mais. As dicas de conservação e limpeza das borrachas de porta valem também para a borracha do teto. A direferença é que ela está mais exposta ao sol e geralmente estraga primeiro. Por isso, o motorista deve fazer uma avaliação a cada seis meses para evitar infiltrações.

Fonte: Terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário