sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Comissão vai discutir com ministros revenda de eletricidade para abastecer carros elétricos

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática vai realizar audiência com os ministros de Minas e Energia, Edson Lobão, e de Ciência e Tecnologia Marco Antonio Raupp, para discutir o Projeto de Lei 3.895/12, que cria a figura do revendedor varejista de eletricidade para abastecimento de veículos automotores elétricos ou elétricos híbridos. A audiência está marcada para quinta-feira (26).

Segundo o deputado Izalci (PSDB-DF), que solicitou o debate, ainda existem alguns problemas que precisam ser solucionados para os carros movidos a energia elétrica. “O fraco desempenho dinâmico e o peso elevado das baterias, que necessitam de muito tempo para recarga, ainda são problemas enfrentados”, destacou.

O parlamentar argumentou que a solução atual é a construção de carros híbridos, com pequenos motores à combustão, associados aos elétricos, para carregar as baterias. Eles reduziriam 70% do consumo de combustíveis e das emissões de gases. “Diante do atraso tecnológico do País, a discussão deste código é de fundamental importância para o setor responsável pela ciência, tecnologia e inovação”, concluiu Izalci. 

Zero-emissões
Os carros elétricos são uma oportunidade para a substituição dos atuais veículos movidos por motores à combustão. Os países desenvolvidos apostam na tecnologia e desenvolvem projetos e pesquisas.


Os veículos elétricos fazem parte do grupo dos veículos denominados Zero-Emissões que, por terem um meio de locomoção não poluente, não emitem gases nocivos para o ambiente; também são bastante silenciosos. “Eles representam para a Ciência e Tecnologia uma verdadeira revolução, isto porque promoverão a troca do império da termodinâmica para o do eletromagnetismo no modelo mundial de transportes”, afirmou o deputado Izalci. 

Convidados
Também foram convidados para o debate:
- o presidente da Associação Brasileira de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan;
- o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Fonseca; e
- o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Donizete.

A audiência será realizada às 9h30, no Plenário 13.

Íntegra da proposta:
PL-3895/2012
PL-4751/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário