terça-feira, 17 de setembro de 2013

Carro pesado aumenta consumo de combustível

Parece óbvio, mas muitos motoristas nem se dão conta que peso no carro representa maior gasto de combustível. Se você não está usando aquela bugiganga que há semanas adormece porta-malas, trate de tirá-la. Assim, certamente irá economizar na próxima vez que parar no posto.

A lógica é simples. Quanto mais pesado estiver o carro, mais o motorista precisará acelerar para colocá-lo em movimento.  Isso é ainda mais acentuado em zonas urbanas, onde são necessárias arrancadas mais bruscas. Conforme informações da Volkswagen, a cada 100 quilos a mais de peso o veículo consume 1 litro a mais a cada 100 quilômetros rodados. Parece pouco, mas vá fazer os cálculos de quanto você roda no mês para ver o valor desperdiçado.

Além disso, todos os carros têm um peso máximo indicado no manual do proprietário. Consulte o manual do seu veículo para saber qual a carga máxima.

Em caso de lotação de pessoas e carga no porta-malas, é importante observar a calibragem dos pneus. Tanto os dianteiros quanto os traseiros têm especificações diferente para rodar carregados. A calibragem errada vai abreviar a vida útil dos pneus e ainda provocará mais aumento no consumo de combustível. 

Multa 

É raro acontecer, é verdade, mas carros com excesso de peso também podem ser multados. O valor da infração é de R$ 85,13.

Fonte: Terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário