domingo, 11 de agosto de 2013

Motorista acidentado poderá ser submetido à exame de alcoolemia

O deputado Hércules Silveira (PMDB) apresentou projeto de lei à Assembleia Legislativa que obriga os motoristas envolvidos em acidentes de trânsito, encaminhados aos hospitais, também sejam submetidos ao exame de alcoolemia, procedimento que verifica a quantidade de álcool no sangue.

Segundo o parlamentar, que é médico, o PL tem o objetivo de incluir nos procedimentos de atendimento a vítimas de trânsito o exame de alcoolemia. O material coletado seria arquivado no Departamento Médico Legal (DML). “Apenas no caso de autorização judicial, poderia ser feito análise do material previamente coletado, auxiliando polícia, Ministério Público e Justiça na produção da prova e na condenação dos culpados”, explicou Hércules.

Caso o projeto seja aprovado, alerta o deputado, põe fim ao recurso usado por muitos motoristas embriagados que se recusam a fazer o teste do bafômetro, acabando com a dúvida de que o condutor estaria ou não sob efeito de álcool ou outra substância psicoativa no momento do acidente.

Atualmente, quando é autorizada judicialmente a coleta do material, a eventual substância ilegal presente no corpo do envolvido não está, na maioria das vezes, mais presente em seu organismo.

Para o deputado, a medida contribui para evitar para evitar o consumo de álcool ao dirigir. “Precisamos evitar esse grave problema social. As pessoas precisam entender que beber e dirigir pode levar ao óbito”, declarou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário