quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Cinco indícios revelam problemas nas pastilhas de freio

As pastilhas de freio estão entre as principais peças que o motorista precisa ter cuidado na manutenção do carro. Elas devem ser revisadas, assim como todo o sistema, a cada 10 mil quilômetros. Na maior parte dos carros estão presentes somente nas rodas da frente, mas há veículos com as peças nas quatro rodas.

De acordo com André Brezolin, engenheiro da Fras-le, as pastilhas devem ser trocadas sempre nas datas recomendadas pelas montadoras ou quando acontecer uma das cinco situações abaixo. 

1. Espessura
A espessura útil do material de atrito das pastilhas com o disco de freio não pode ter menos de 3 milímetros. Essa medição pode ser feita em uma empresa especializada em qualquer revisão nos freios. 

2. Frenagem
Se o motorista perceber falta de eficiência de frenagem, que o carro está demorando a parar, precisa olhar as pastilhas. 

3. Pedal baixo
Um dos indicativos de pastilha gasta é pedal de freio baixo. Se você sentir mudança na altura, procure uma empresa especializada. 

4. Ruído
Quando houver ruído de freio alto, provocado pelo contato do sensor de desgaste mecânico contra a superfície do disco de freio, há grande chance de a pastilha estar gasta. 

5. Luz
Alguns veículos têm uma luz no painel que indica o desgaste da pastilha. Se ela ascender, é está na hora de trocar a peça.

Fonte: Terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário