segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Água que escorre do carro nem sempre é vazamento

Foto: G1
Você estaciona e vê uma poça d’água embaixo do carro. A primeira reação, claro, é de susto, com medo que seja um vazamento no radiador.  Mas, na maior parte dos casos, trata-se da água do ar-condicionado, o que é uma situação normal.

Esse fato é uma dúvida recorrente entre os donos de carro, especialmente entre os motoristas de primeira viagem. É comum as pessoas chamarem mecânicos ao perceber água sob o carro. Há casos de gente que ligou até para o guincho com medo que o suposto vazamento pudesse fundir o motor.

Em carros com ar condicionado há um respiro que expulsa para fora do veículo a umidade da troca térmica interna. Tem a mesma função daquela mangueira do ar da sua casa. O pinga-pinga, portanto, é uma situação normal. Tende a ser maior quanto mais quente é o dia. Mas é importante não confundir com vazamentos, como explica Pedro Luiz Scopino, consultor técnico e diretor do Sindirepa, o Sindicado dos Mecânicos de São Paulo.

“A água que sai pelo dreno do ar condicionado é diferenciada do líquido de arrefecimento. Primeiro, ela apenas pinga ou escorre quando se usa o ar condicionado. E a água é limpa, sem qualquer aditivo”. Outro ponto importante, observa Scopino, é que a água vinda do ar escorre na parte de baixo do veículo, próximo ao porta-luvas, no meio do carro, nunca próximo ao motor, na frente. Outra diferença é que esse gotejamento não altera os níveis do líquido de arrefecimento (água do radiador). 

Água marrom merece atenção
Se você notar água quente com a cor marrom e mais para frente do motor, é bem possível que seja um vazamento. Neste caso, é preciso levar o automóvel para uma empresa especializada. Caso ainda reste uma dúvida, espere o carro esfriar e olhe a água do reservatório. Se estiver no nível, é uma comprovação de que o gotejamento é mesmo do ar condicionado.

Fonte: Terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário