quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Acendeu luz do óleo? Pare o carro imediatamente

Entre todas aquelas luzes que aparecem no painel do seu carro, uma você precisa ter atenção especial: a do óleo. É aquele ícone que parece uma chaleira pequena, com luz vermelha. Se ele acender com o carro em movimento, pare imediatamente para tentar entender o que está acontecendo. O motor pode estar sem lubrificação e fundir em poucos minutos.

A luz do óleo sempre acende ao dar a partida. Mas ela deve apagar segundos depois. Se permanecer acesa, algo está errado. Até pode não ser nada grave, apenas um simples mau contato nos fios. Porém, normalmente quando ela acende é indicação de problemas na lubrificação do motor. O primeiro passo é estacionar imediatamente o carro e ver se não há vazamentos grandes. Se estiver escorrendo óleo, nem pense em dar a partida. O melhor é chamar o guincho e levá-lo a uma empresa especializada.

Caso não perceba vazamentos, você pode até ligar novamente, mas deve procurar imediatamente uma mecânica. A luz acesa pode indicar defeito na bomba de óleo, por exemplo, o que deixa o motor sem a lubrificação correta. Ela pode ligar quando há defeitos no filtro, sensores e no pescador. Pode acontecer dela ficar piscando. Isso também não é normal.

E lembre-se de verificar o nível de óleo pelo menos uma vez por semana. A checagem deve ser feita em local plano com o motor do carro frio, pelo menos 10 minutos depois de desligar. Em caso de estar abaixo do mínimo indicado na vareta, o óleo deve ser completado com o mesmo modelo e marca recomendados pelo fabricante do veículo. As trocas de óleo também devem seguir à risca a recomendação da montadora.

Fonte: Terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário