sábado, 20 de julho de 2013

Saiba o que leva o carro a puxar para o lado

Problemas com os pneus, a falta de geometria e defeitos na suspensão podem levar o carro a puxar para um ou para os dois lados. Além de perigoso para a motorista, o descontrole da direção ainda provoca o desgaste de peças que ainda estão boas se uma manutenção não for feita rapidamente.

Se você perceber uma puxada na direção, o primeiro passo é identificar se isso ocorre em várias vias ou somente em um trecho específico. Pode haver algum caimento na pista. Caso as puxadas ocorram em qualquer estrada, foque primeiramente nos pneus. A calibragem deve estar correta conforme manda a montadora. Depois, faça uma checagem visual de desgaste irregular nos pneus dianteiros.

Em caso de não identificar nenhum problema aparente nos pneus, é preciso buscar ajuda de uma empresa especializada. “É preciso verificar o alinhamento (geometria). O carro precisa estar com as medidas recomendas pela montadora. Qualquer diferença no alinhamento pode fazer o veículo puxar para um ou para os dois lados”, explica Leandro Vanni, engenheiro de serviços da DPaschoal.

Defeitos em peças da suspensão ou do sistema de direção também podem provocar puxadas. “Folgas nos terminais de direção, nas bandejas ou pivôs estourados também são responsáveis por deixar o volante instável”, diz Leandro.

Seja qual for o problema, o motorista precisa acabar com as puxadas o mais rápido possível. É arriscado para a dirigibilidade e pode danificar peças que ainda estejam em boas condições, como os pneus.

Fonte: Terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário