quarta-feira, 19 de junho de 2013

Ciclistas devem tomar cuidados ao pedalar na chuva

Mesmo em dias chuvosos muitos ciclistas não abrem mão de andar de bicicleta. Quem pedala na chuva costuma enfrentar alguns transtornos e precisa tomar cuidados. Para orientar os ciclistas sobre como proceder no período de inverno. Ciclistas experientes que deram algumas orientações importantes para pedalar com segurança.
As primeiras cautelas devem ser tomadas antes de sair de casa. A primeira sugestão é organizar o que levar na mochila. Para quem vai trabalhar é muito importante levar a roupa de trabalho na bolsa, junto com sabão e toalha, e o sapato que vai utilizar, para evitar chegar ensopado de água ou sujo de lama.

Quem entende muito bem sobre como se preparar para pedalar na chuva é o artesão Arion Santos Linhares, 21 anos, ciclista há 8 anos."Uso capas de chuvas com capuz, jaquetas, botas impermeáveis, tipo galocha. Procuro também utilizar short e camisa de tactel para evitar que grudem no corpo, e levo sempre a roupa do destino final dentro da bolsa,” comenta.

Com a mochila pronta, uma roupa adequada e capacetes, o artesão orienta que os ciclistas tenham atenção com o capuz. “É bom deixar atrás da orelha para evitar que a visão lateral seja comprometida”.

Já na hora de pedalar pelas ruas alguns cuidados especiais devem tomados. Quem conhece o Recife, como o programador e ciclista há uma década Israel Costa, 30, sabe que basta uma chuvinha leve para alagar vários pontos da cidade. Para trafegar nas ruas Israel destaca a importância da comunicação. “Procuro sempre sinalizar com uma das mãos todos os movimentos. Vale também gesticular para que os motoristas reduzam a velocidade próximo as poças d’água, pois quase sempre eles perdem a noção do banho que podem nos dar", comenta.

A atenção também deve ser redobrada na hora de passar com a bike nas poças de águas. A orientação é evitar as poças que ficam no meio fio, pois podem ter pedras e buracos. Uma sugestão é procurar trafegar no meio das vias, com cuidado para a passagem dos carros.

Os ciclistas também devem evitar pedalar segurando guarda-chuva, pois pode causar desequilíbrio com os ventos e provocar acidentes. Vale lembrar que o artigo 29 do Código de Trânsito informa que pedestres têm prioridade sobre ciclistas e ciclistas têm prioridade sobre outros veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário