quarta-feira, 26 de junho de 2013

30 de junho é prazo-limite para veículos terminados em 1, 2, 3, 4 circularem com CRLV 2012

No próximo dia 30 de junho de 2013, termina o prazo para que os condutores com veículos de placa terminada pelos algarismos 1,2,3 e 4 possam dirigir portando o Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV) de 2012. A partir desta data, o condutor deverá circular somente com o CRLV 2013.

O prazo para o condutor continuar circulando com o documento de licenciamento do ano anterior é calculado com base no período de parcelamento do licenciamento somado aos 30 dias estipulados para a emissão do documento de Licenciamento de 2013. Confira, na tabela abaixo, a data-limite para continuar dirigindo com o CRLV do ano passado:



Terminações de placas
Prazo continuar circulando com Licenciamento de 2012



1, 2, 3 e 4
Até 30 de junho



5, 6 e 7
Até 31 de julho



8, 9 e 0
Até 31 de agosto






Penalidade – O artigo 230 do CTB determina que, ao circular com um veículo que não esteja devidamente licenciado, o condutor comete infração gravíssima, cuja penalidade é multa de R$191,54 e apreensão do veículo, além do registro de sete pontos no seu prontuário.

Aqueles que, após o pagamento do Licenciamento 2013, não receberam o CRLV 2013, pelos correios, devem, o mais rápido possível, dirigir-se a qualquer um dos pontos de atendimento do DETRAN para pegar o documento.

Quem ainda não efetuou o pagamento do Licenciamento pode emitir o boleto pelo site do DETRAN (www.detran.pe.gov.br) ou em um dos postos de atendimento do Órgão (sede, shoppings, CIRETRANS ou Expressos Cidadão). 

Quando o boleto do Licenciamento atrasa - O principal motivo para o não recebimento do boleto de pagamento do Licenciamento ou da CRLV (após o pagamento das taxas de licenciamento) em casa, é quando os proprietários de veículos não informam ao DETRAN a mudança de endereço. Ao mudar de endereço, a pessoa deve comunicar o fato ao DETRAN como determina o artigo 123 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

No caso de transferência de domicílio ou residência no mesmo Município, o proprietário comunicará o novo endereço num prazo de trinta dias e aguardará o novo licenciamento para alterar o Certificado de Licenciamento Anual.

Fonte: DETRAN/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário