sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Cinco dicas para gastar menos combustível

São cinco passos básicos, normalmente esquecidos pelos motoristas com a velocidade do dia a dia
  Os elevados preços dos combustíveis motivam alguns motoristas a deixar o carro em casa, ou migrar para as motos e outros meios de transporte. Mas outros preferem manter a rotina, transitar de carro e desfrutar da conveniência de se mover com ele em todas as circunstâncias do dia a dia. Para estes motoristas, seguem algumas dicas para economizar combustível no dia a dia.

1. Planejamento


Organize o seu dia para não fazer viagens desnecessárias. Tente fazer o seu deslocamento quando há menor intensidade de tráfego sempre que possível. Se a sua viagem é curta, utilize outros meios de transporte, como o metrô ou bicicleta coletiva - que além de aliviar o bolso, faz bem para a saúde.


2. Condução regular

  Evite acelerar em profundidade. A famosa "esticada" e outros hábitos diários de condução são responsáveis por até 20% do consumo de combustível.

3. Atenção aos pneus


Não esqueça de inspecionar e manter a pressão correta dos pneus. A baixa pressão causa mais atrito com o solo, fazendo com que o motor trabalhe mais, aumentando assim o consumo de combustível.


4. Aproveite o frio


Desligue o ar condicionado quando não é necessário. Isso pode gerar economia de até 20% no consumo de combustível. Estamos no inverno e não é preciso ligá-lo a todo momento. Além disso, evita o desgaste dos componentes do mecanismo, que será usado intensamente dentro de alguns meses.


5. Desligue enquanto espera


Desligue o motor quando for ficar parado por mais tempo - mais de 3 minutos. Isto fará com que seu carro não consuma combustível desnecessariamente, além de preservar outras partes do motor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário