domingo, 5 de dezembro de 2010

DESTRA ganha Prêmio Volvo Norte/Nordeste de Educação no Trânsito

Concorrendo com 225 cidades, entre elas Salvador, Recife, Fortaleza, Aracaju e João Pessoa, Caruaru foi premiada com o Prêmio Volvo Norte/Nordeste em Educação no Trânsito, 2010. O trabalho vitorioso foi o projeto Arte e Educação no Trânsito, realizado pela DESTRA em setembro/2009, com o envolvimento de alunos de escolas municipais, estaduais e da rede particular.

O concurso, promovido pela Volvo do Brasil, fabricante sueca de caminhões e ônibus, como sede no Paraná, oferece premiação considerada das mais importantes do país. Os laureados são escolhidos em seis categorias, todas focadas no objetivo de promover um trânsito mais seguro e humano. Do norte e nordeste foram 225 cidades participantes, incluindo a maioria das capitais das duas regiões.

O prêmio, em sua 18ª edição, foi instituído em 1997 com o objetivo de chamar a atenção para a complexa situação do trânsito brasileiro e, sobretudo, para incentivar, descobrir e divulgar boas práticas de segurança, na expectativa de que a divulgação gere um efeito multiplicador benéfico a toda sociedade.


Conheça mais sobre o projeto desenvolvido pela gerência de educação da Destra:



Arte e Educação no Trânsito

O município de Caruaru (PE) tem uma população de 312 mil habitantes e uma frota de 93.172 veículos. A cidade é um pólo atrativo de trânsito, pois é a porta de entrada para o interior do Estado, além de concentrar grandes eventos, como a Feira da Sulanca de Caruaru e a Festa de São João. Ao longo dos anos, isso se tornou um sério problema para o trânsito. Tanto que é considerada a primeira cidade no Estado em acidentes com motocicletas.
No início de 2009, o trânsito foi municipalizado e começaram a ser desenvolvidas ações integradas para a melhoria. As escolas da rede pública e particular contam com um grupo de arte-educadores (Os Destrinhas) e por meio deles a discussão do tema "Trânsito Mais Seguro, Organizado e Humano" é levado para os alunos. Para os motoristas, já foram realizadas campanhas educativas como a “Fique Sabendo”, com informações sobre as infrações cometidas. Há também campanhas de volta às aulas direcionadas a pais e transportadores de crianças. Durante a Semana Nacional de Trânsito de 2009, foi realizado o “1º Concurso de Arte e Educação no Trânsito”, uma ação da Destra em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru e a Secretaria de Educação, Esportes, Juventude, Ciência e Tecnologia. O concurso contou com dois módulos, que trataram do tema "Educação no Trânsito, Responsabilidade de Todos". Um deles foi o cordel e o outro foi o teatro. Ao todo, foram apresentados 89 cordéis escritos e seis peças. Participaram do projeto crianças, jovens e adultos do EJA – Educação de Jovens e Adultos.
Além dos participantes do concurso, cerca de 1.500 crianças e adolescentes pararam para assistir aos trabalhos e participar de outras brincadeiras com o tema trânsito durante a semana do evento. Uma motivação lúdica para a conscientização sobre a necessidade de um trânsito mais seguro.

Parabéns a Destra e principalmente aos componentes da gerência de educação Lindomar Rodrigues, José Floro e Evandro Feitosa.

2 comentários: