quarta-feira, 21 de abril de 2010

Cadeirinha no carro para crianças passa a ser obrigatória a partir de junho

A partir do dia 9 de junho, todas as crianças de até 7 anos e meio deverão usar as chamadas cadeirinhas no banco traseiro dos carros. A falta do equipamento de segurança será considerada infração gravíssima e o motorista será punido com sete pontos na carteira de habilitação e pagará uma multa de R$ 191.

O guia da cadeirinha: crianças até 1 ano de idade devem ficar no bebê conforto voltadas para o vidro traseiro, com leve inclinação, conforme instruções do fabricante, de costas para o movimento, sempre no banco de trás (foto 1); de um até 4 anos de idade deverão usar a cadeira de segurança (foto 2); de quatro até sete anos e meio deverão sentar em um assento de elevaçao preso no banco traseiro com cinto de três pontos (foto 3); acima de sete anos e meio devem andar com cinto de segurança.

Segundo a organização Criança Segura, os riscos de morte diminuem em 71% quando as crianças estão em cadeiras de segurança. Os equipamentos também reduzem em até 69% a necessidade de hospitalização dos pequenos com até quatro anos de idade.

Ainda de acordo com a organização, os acidentes de trânsito são a principal causa de morte entre crianças de um a 14 anos no Brasil. Em 2006, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 2.176 crianças morreram vítimas de acidentes de trânsito. Destas, 550 foram vítimas na condição de passageiros.

Clique aqui e leia na íntegra a resolução 277/08 do CONTRAN.


gleydsonpe@gmail.com

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog, Gleydson!
    Mto pertinente a regulamentação de uma atitude que só aumenta a segurança das crianças no trânsito caótico das cidades.
    Mas, paira uma dúvida. No meu caso, por exemplo, que tenho filhos bebês, não tenho carro, mas tomo táxis com frequência. Será que, nesse caso, serei obrigada a comprar cadeirinhas para usar nos táxis? Vc ouviu falar alguma coisa a respeito?

    Leila Costa (lepecos3@hotmail.com)

    ResponderExcluir